Palavra por Palavra- Anne Lamott

Palavra por Palavra- Anne Lamott

SINOPSE

Um maravilhoso relato sobre a escrita. Bem-humorado, util e provocativo. – New York Times Book Review

Se o seu sonho e tornar-se escritor, preste atencao ao que Anne Lamott tem a lhe ensinar. Ela pode ajuda-lo a despertar a paixao pela escrita, dar vazao a sua criatividade e encontrar a sua voz. Neste livro, que se tornou um classico sobre o assunto, Anne da dicas preciosas que incentivam qualquer pessoa que queira percorrer esse caminho a seguir em frente e nao desistir.

Escrever e, por natureza, uma atividade pessoal e solitaria. O que Anne faz neste livro e compartilhar exemplos e casos que explicam como ela lida com as tribulacoes do dia a dia – como a falta de confianca em si mesma, o bloqueio criativo e a inveja profissional , ao mesmo tempo que discute os elementos basicos da escrita. Ela nos orienta a comecar com pequenas tarefas, garante que ate mesmo os autores consagrados partem de primeiros esbocos ruins e nos ensina que o perfeccionismo e o maior inimigo de qualquer escritor.

Palavra por palavra acaba com a fantasia de que a publicacao ira solucionar todos os problemas de sua vida e defende que a escrita em si sera sua maior recompensa. Com gentileza e bom humor, Anne seduz o leitor e lembra aos iniciantes por que eles estao escrevendo – para dizer a verdade, viver de acordo com seu coracao e compartilhar seu dom com os demais.

 

TÍTULO: Palavra por Palavra, Instruções sobre escrever e viver

AUTORA: Anne Lamott

EDITORA: Sextante

FORMATO: Físico

PÁGINAS: 224

ANO: 2011

 

 

livro2
Foto: Thais Felicia

No livro PALAVRA POR PALAVRA da autora Anne Lamott conheci a experiência dela com a arte da escrita. Ela ensina cada grupo de alunos usando formas diferenciadas de enxergar a vida e as situações. Além de ser professora de escrita criativa é autora de muitos artigos e livros bem-sucedidos.

Uma das lições importantes que Anne apresenta é que deve-se concentrar em pequenas tarefas, ou seja é necessário realizar uma coisa de cada vez. Lamott usa um acontecimento pessoal para exemplificar melhor.

Através da leitura é possível perceber que a autora faz questão de mostrar o verdadeiro lado da vida de escritor. Muitas pessoas pensam que existe um certo glamour. Até pode ter, porém por trás existe um árduo trabalho e muitas lutas pessoais.

livro1
Foto: Thais Felicia

Quem escreve, geralmente é muito perfeccionista, não aceita primeiros esboços ruins, não consegue lidar com as críticas e principalmente com a famosa comparação com outros escritores. Anne aborda todas essas coisas de uma maneira sincera e divertida.

Escrever é se doar, na verdade essa é a verdadeira recompensa para continuar escrevendo. Infelizmente nem sempre o escritor consegue que suas obras sejam publicadas.

PALAVRA POR PALAVRA é mais que um simples manual de instruções, é a arte da escrita apresentada de acordo com as visões e experiências de Anne Lamott. Sua sensibilidade é um detalhe lindo de se ver.

Em muitos momentos me vi em várias situações em que ela passou. Uma delas foi o bloqueio criativo, todo aspirante a escritor já deve ter sofrido por causa dele.

Muitos trechos do livro me marcaram muito, inclusive vou deixar alguns registrados neste post.

 

-OLHAR À SUA VOLTA

“Escrever é aprender a prestar atenção e comunicar o que está acontecendo. A escrita envolve a capacidade de ver o sofrimento das pessoas e, como Robert Stone disse uma vez, encontrar sentido naquilo. Mas isso não é possível se você não for respeitoso. Se olhar para as pessoas e enxergar apenas roupas deselegantes e trajes ricos, vai entender tudo errado.”

 

“O escritor é uma pessoa que fica afastada, fazendo suas anotações. Você está fora, mas pode ver as coisas de perto através de seus binóculos. Sua tarefa é apresentar com clareza se ponto de vista, sua linha de visão. É enxergar as pessoas como elas realmente são. E, para fazer isso, precisa saber, da maneira mais compassiva possível, quem você é. Então poderá reconhecer os outros.”

 

-PRIMEIROS ESBOÇOS RUINS

“Quase toda boa escrita começa com primeiros esboços ruins. Você precisa iniciar de alguma maneira. Comece pondo alguma coisa — qualquer coisa— no papel. Um amigo diz que o primeiro esboço é um semeador: você simplesmente joga as palavras no papel. O segundo esboço é do mecânico: você tenta consertar aquilo, tenta se expressar com mais precisão. E o terceiro esboço é do dentista: você verifica cada dente para ver se algum está solto, quebrado, cariado ou até mesmo saudável.”

 

“Perfeccionismo significa que você tenta desesperadamente não deixar muita bagunça a ser arrumada. Mas bagunça e confusão nos mostram que a vida está sendo aproveitada. A confusão é maravilhosamente fértil— você ainda pode descobrir novos tesouros embaixo daquelas pilhas de objetos, fazer uma limpeza, eliminar coisas, consertá-las, entendê-las. A ordem sugere que algo não tem mais como melhorar e me faz pensar em respiração presa, em animação suspensa. Mas, para escrever, você precisa respirar e se mexer.”

 

-FALSOS COMEÇOS

“É assim que a vida real funciona, tanto no nosso cotidiano quanto nas casas de repouso e até mesmo nos leitos de morte. E é isso que a boa escrita nos permite perceber às vezes. Você só pode ver a essência subjacente depois de eliminar o ruído. Então alguma conexão surpreendente aparece.”

 

-GRUPOS DE REDAÇÃO

“Grande parte da arte de escrever é se sentar e praticar todos os dias. mas, em igual medida, também é absorver tudo o que aparece, vendo tudo como matéria-prima.”

 

-ALGUÉM PARA LER SEUS ESBOÇOS

“Sempre mostro meu trabalho a duas pessoas antes de mandar uma cópia para meu editor ou meu agente. Sinto-me mais segura e conectada dessa maneira e aquelas duas pessoas me fazem produzir muitas coisas boas.”

 

Para finalizar a resenha, quero dizer que essa leitura foi um divisor de águas no meu desenvolvimento. Comecei a enxergar a escrita com outros olhos, o que considero fantástico. Essa é a magia da leitura, todo livro tem o poder de mostrar novos mundos e possibilidades.

Super indico a leitura desse livro!

Um grande abraço e até o próximo post!

 

 

PUBLICIDADE

LANCEUMLIVRO-DIRETO-250-250

7 comentários em “Palavra por Palavra- Anne Lamott

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s