Confissões de uma simples leitora

Quando vejo ofertas de livros na Internet fico muito empolgada, já começo a imaginar quantos vou comprar. Sim, é verdade. E tenho um bom número de títulos aguardando na estante. Será que todo leitor é uma espécie de acumulador? tem enorme prazer em ter os livros, mesmo que não saiba quando vai lê-los.

Não sei, tenho as minhas dúvidas, na verdade acredito que existem vários tipos de leitores. No entanto sei que compartilhamos de algumas alegrias e tristezas. Vou começar a falar delas agora.

Atire a primeira pedra quem nunca emprestou um livro para algum amigo ou conhecido e nunca mais o teve de volta. Eu mesma já passei por isso, não foi uma experiência agradável, porém aprendi com o erro. Então se alguém pedir um livro seu emprestado, você pode inventar uma desculpa, pode ser esfarrapada mesmo, não tem problema. Você pode comprar o mesmo e presenteá-la. Fica a seu critério. Caso não tenha problemas com “torta de climao” diga a verdade. Um não às vezes pode causar problemas, mas na maioria das vezes vale a pena.

Sempre que vou ao shopping tenho por obrigação dar uma bisbilhotada nas livrarias. Não ligo se tenho ou não grana, se bem que não posso negar uma leve frustração por não poder levar aquelas leituras tão cobiçadas. Todo leitor é curioso e um pouco masoquista. Sofrer por livros? se fôssemos diferentes, não teríamos amor pela literatura.

Fico de olho nos grupos de leituras existentes no Facebook, leio as resenhas, vejo as fotos das páginas, da capa principalmente. Se eu gostar do livro pode ter certeza que acrescento na minha lista de leitura, do contrário, esqueço por um tempo, sem descartar a possibilidade de ler num futuro distante, nunca se sabe, tento não desprezar um livro.

Quando estou no ponto de ônibus e vejo uma pessoa lendo, começo a olhar disfarçadamente  para o livro na tentativa de saber o que ela está lendo. Curiosidade de leitor é algo inexplicável. Alguém se arrisca a explicar?

Uma das coisas que nós sentimos prazer é conversarmos com outras pessoas com os mesmos gostos literários que os nossos, as conversas são longas e promissoras. Surgem muitas amizades e trocas de experiências a partir delas.

Lembro que um dia fiquei horas trocando ideia com um amigo sobre a saga Harry Potter, nem vimos o tempo passar de tão vidrados que estávamos.

Com a ajuda da tecnologia, o acesso a literatura ficou mais amplo, nós agradecemos! Muitos leitores têm a possibilidade de ler obras totalmente gratuitas na Internet. Sem falar nos aplicativos que oferecem livros digitais também de forma gratuita. O Sweek e o Wattpad se tornaram meus companheiros.

Amo compartilhar o que leio com outras pessoas, não consigo guardar só pra mim. Acho isso muito bacana, a maioria dos leitores é assim. Muitos podem não ter um blog como eu, mas alguns fazem comentários com os amigos, tweetam, criam igs literários, criam canais no YouTube ou simplesmente postam em suas contas do Facebook. Cada leitor arranja uma maneira de compartilhar aquilo que lê.
Vou indo, talvez eu volte com mais confissões!
Me conte as suas leitores queridos!

Anúncios

6 comentários em “Confissões de uma simples leitora

  1. Concordo que há vários tipos de leitores, mas acredito que todas as suas características como leitora é comum a todos leitores, pelo menos todos que conheço, incluindo eu…
    Só acrescento que é uma tortura ter que parar de ler por algum tempo, como pra estudar pra uma pós ou concurso…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim! Concordo com você. Parar de ler por causa da rotina de estudos é muito chato. Ainda mais porque as únicas leituras que fazemos são relacionadas ao conteúdo de estudo. O sofrimento só aumenta kkkkkk.
      Obrigada pelo comentário Fabrício! 😉

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s