Recentemente li uma matéria muito interessante em um site muito famoso, se trata dos erros financeiros que os jovens geralmente cometem. Mas esses erros não são exclusivos deles, muita gente “grandinha” e até com certa experiência acaba errando e muito.
Essa matéria me inspirou a fazer esse post, além de ter sido muito útil para mim, creio que também será para outras pessoas.
Então bora para as dicas!
-NÃO TER ORÇAMENTO
É super importante ter um orçamento, saber quanto você ganha, quanto você pode gastar. Esse passo é primordial para conquistar a organização e o equilíbrio da vida financeira.
-NÃO ESTABELECER METAS
Outro fator importante, o estabelecimento de metas vai ajudar você a se organizar melhor.
-NÃO AVALIAR MELHOR VAGAS DE EMPREGO
Saiba escolher bem a sua vaga de emprego. Analise as opções e escolha a que atenda melhor as suas necessidades. Assim, evitará possíveis dores de cabeça.
-ADIAR PAGAMENTOS
Esse erro é comum entre os brasileiros, na maioria das vezes é causado pela má organização financeira, ou melhor dizendo, quando se gasta mais do que pode. Consequentemente é preciso optar pelo pagamento das dívidas mais “urgentes” (o que é um equívoco, pois todas as dívidas são importantes e podem ter um impacto positivo ou negativo no seu bolso).
-TER LIMITE DE CRÉDITO MAIOR DO QUE SE PODE PAGAR
Está aí uma grande armadilha! A sensação de ter um ótimo limite pode ser maravilhosa, mas também pode contribuir para um verdadeiro descontrole financeiro. Cuidado!
-NÃO CONFERIR O SALDO REGULARMENTE
A conferência do saldo de forma regular é de extrema importância. Esse ato vai te ajudar a “manter os pés no chão”.
-ESQUECER DE FAZER UMA POUPANÇA
Um erro gravíssimo! Manter uma poupança vai te ajudar a se prevenir de certos imprevistos. Nunca se sabe o que pode acontecer, por causa disso é interessante ter uma reserva.
-CONTINUAR O MESMO PADRÃO DE VIDA DOS PAIS
Quem costuma cometer esse erro são aquelas pessoas que moram sozinhas e resolvem ter os mesmos gastos dos pais. Nem sempre é uma boa ideia, isso porque a realidade é outra. Nem tudo cabe no orçamento.
-COMPRAR BENS ACIMA DO SEU PODER DE COMPRA
Pode até ser tentador, mas é preciso resistir! O ato de comprar aquilo que não está dentro da sua realidade pode render grandes transtornos.
-ESQUECER DA APOSENTADORIA
Quando se fala em aposentadoria pode até parecer algo distante, mas não é bem assim. É interessante demonstrar preocupação em relação ao futuro. Não aquele tipo de preocupação excessiva, fora do normal, mas sim uma que demonstre bom senso. Pensar a longo prazo é importante (sei que é uma tarefa difícil no mundo do imediatismo).
-INVESTIR SOMENTE NA POUPANÇA
Ter uma poupança é imprescindível, mas não se deve enxergá-la como a única forma de investimento. Existem outras formas bacanas.
-CONTINUAR USUFRUINDO DE SERVIÇOS DOS PAIS TAIS COMO PLANOS DE SAÚDE
Tenha plena consciência da sua realidade. Manter um serviço utilizado por seus pais pode não ser uma boa ideia.
-TOMAR DECISÕES PRECIPITADAS
Tomar decisões no calor das emoções pode acarretar em consequências desastrosas. É importante refletir e analisar bem todos os pontos antes de decidir alguma coisa.
-NÃO PENSAR FORA DA CAIXINHA PARA GERAR MAIS RENDA
Preste atenção nas suas habilidades, explore oportunidades de gerar renda. Saia da zona de conforto.
-CONTRATAR SERVIÇOS BANCÁRIOS QUE NÃO USA
Os bancos costumam cobrar por muitos serviços e muitas vezes por coisas que você não usa. Tente evitar gastos desnecessários, assim evitará surpresas desagradáveis.
Posso dizer que cometi todos eles, depois de um tempo adquiri um certo equilíbrio. Mas admito que preciso melhorar ainda mais, porque as tentações estão aí, não é é fácil resistir.
Também é bom lembrar que se você tem objetivos e quer alcançá-los, se prepare e tenha disciplina. Antes de fazer uma compra faça perguntas a si mesmo, eu preciso mesmo? Não é algo desnecessário? Tenho grana para pagar? E assim por diante.
Espero que tenha sido útil para você! Um abraço e até o próximo post!
Referência: site msn- Os maiores erros financeiros cometidos por jovens adultos
Uma coisa maravilhosa da tecnologia é que ela nos permite cuidar melhor do nosso dinheiro (em apenas alguns toques podemos consultar nosso saldo!) e também investí-lo melhor (é tão mais fácil abrir uma conta, existem bancos que não combram taxas, ferramentas para investir em ações sem sair de casa, etc, etc, etc)
CurtirCurtir
Com certeza! Amo a tecnologia, ela ajuda muuuiiitooo ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
Útil! 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
🙂
CurtirCurtir
Muito bom!
CurtirCurtido por 1 pessoa
♥♥♥
CurtirCurtido por 1 pessoa
Excelente post!
CurtirCurtir
Obrigada! 😀
CurtirCurtir
De nada!
E uma ótima semana para você!
CurtirCurtir
Quem nunca juntou toda verba disponível e percebeu que os rendimentos não fecham com as despesas?
Parabéns pelo post Thais, é muito importante tentar conscientizar todos. 👏👏👏👏
CurtirCurtir
Fico feliz que tenha gostado do post Igor!
Pretendo fazer mais posts com conteúdos bacanas e importantes! 🙂
Obrigada pelo comentário! ❤
CurtirCurtir
Essa de tentar manter o mesmo padrão de vida dos pais é pura verdade. Moro sozinho há um tempo e nos primeiros meses foi difícil me adaptar com um padrão bem diferente. É preciso analisar e pensar os gastos necessários e os que podem ser dados ao luxo, senão vai ficar no vermelho o ano todo! rs
Ah, e sou do tipo econômico, que tenta juntar o máximo possível… o problema são os livros e produtos geek, eles acabam comigo! hahaha
CurtirCurtir
Olha só temos algo em comum hahaha, produtos geek e livros são as minhas tentações! Mas procuro resistir! #forca
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hahaha pois é. É difícil resistir à força… às vezes, faço igual o tio Vader: vou para o lado negro da força e fico feliz hahaha
CurtirCurtir
kkkkk
CurtirCurtir