Um Conto Sombrio dos Grimm

SINOPSE

Os personagens do clássico conto de fadas em oito fábulas inesperadas. Nesse livro, que conta a verdadeira história de João e Maria, os irmãos vivem aventuras não tão convencionais que farão até o leitor mais inabalável se surpreender. Em meio a diversas situações, João e Maria se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal e padeiros com fornos perfeitos para assar crianças. Tudo isso pode parecer muito característico dos contos fantásticos dos irmãos Grimm com que estamos acostumados, porém, em Um conto sombrio dos Grimm, nem tudo que se relata é invenção; talvez a realidade esteja muito mais próxima dos contos de fadas do que imaginamos.

Título: Um Conto Sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Júnior
Gênero: Infanto Juvenil
Páginas: 272
Ano: 2015

51esanZr6yL.jpg

Por mais que o livro “Um Conto Sombrio dos Grimm” seja direcionado ao público infanto-juvenil, eu não o recomendo para crianças. A história é bem assustadora, por mais que conte com doses de humor e sarcasmo apresentadas pelo narrador. Eu que sou uma moça de vinte e poucos anos tremi na base durante a leitura rs.

Realmente é mais que um conto sombrio, é a verdadeira história de João e Maria. Com certeza você já deve ter ouvido falar desses dois durante a infância. Antes de ler esse livro, tinha somente lembranças boas sobre a história dos irmãos. Confesso que minha infância foi afetada.

Inicialmente aparenta ser uma história normal de fantasia, mas não demora muito para serem revelados detalhes assustadores e um tanto estranhos.

Coitados dos irmãos, sofreram tanto. Passaram por situações macabras e por que não dizer surreais? Se decepcionaram com muitas pessoas, principalmente com seus pais.

Fiquei com muita pena do João, o garoto passou por maus bocados e sua irmã não ficou para trás. Ambos tiveram experiências desagradáveis, dignas de filme de terror.

Um detalhe que achei muito interessante em relação ao livro, foi o tom de mistério presente em cada acontecimento sinistro. Quando eu pensava que iria ficar tudo bem de repente era surpreendida com novos acontecimentos. Isso acaba prendendo o leitor, foi o que aconteceu comigo.

Foi bom variar o tipo de leitura, estava lendo muitos livros de autoajuda e também de romance. Pretendo fazer leituras semelhantes a essa mais vezes.

Os livros de fantasia e terror mexem muito com a imaginação, fazem com que os leitores pensem mais no intuito de entenderem todas as situações e desvendarem os mistérios.

E nessa leitura fui uma espécie de “investigadora” e das boas rs. As minhas teorias estavam certas na maioria das vezes (acho que a minha imaginação além de fértil estava também sinistra!). Influenciada pela história do livro talvez.

Cuidado! Caso queira ler “Um Conto Sombrio dos Grimm” vá em frente, mas depois não diga que não alertei sobre o perigo. Esteja preparado(a) para saber a verdadeira história de João e Maria.

Se iniciar a leitura com dúvidas não se preocupe. Você terá tempo de desistir, o livro faz questão de dar essa chance e não preciso dizer o porquê.

Fim.

Será mesmo?

Algo me diz que será apenas o começo…

10 comentários em “Um Conto Sombrio dos Grimm

  1. Na primeira edição dos contos dos irmãos Grim as histórias eram bem macabras mesmo, mas conforme foram conquistando também o público infantil, os irmãos resolveram suavizar esses contos nas edições seguintes, que são aqueles que nós estamos mais familiarizados hoje.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s