Onze dicas para escrever bem por Olavo Avalone Filho

Sinopse

Escrever bem pode ser mais fácil do que você talvez imagine. Em última análise, é uma questão de método e prática – além, é claro, do necessário conhecimento da Língua Portuguesa. Na construção da escrita, alguns truques ajudam a melhorar o conteúdo e, para isso, vale a aplicação pedagógica do texto jornalístico, que precisa dizer muito (e bem!) em poucas palavras. É o que o autor propõe com onze dicas para escrever bem, todas acompanhadas de exemplos. Este livreto — destinado principalmente a estudantes e quem mais queira melhorar sua redação — é um “suco concentrado” do “Falar é fácil, escrever também!”, do mesmo autor, igualmente em oferta na livraria virtual da Amazon.

41ln5i45JVL

 

 

Informações do livro

Formato: Ebook Kindle

Número de páginas: 23

Editora: Pé Dois, Edição 1 (30 de Agosto de 2015)

Idioma: Português

Avaliação média: 4,5 de 5 estrelas.

 

O autor Olavo Avalone Filho oferece neste livro onze dicas para escrever bem. Ele explica de uma forma simplificada e inteligente como aplicar cada uma delas.

De início Olavo já dá a entender que a redação não é um bicho de sete cabeças. Para ele pode ser mais tranquilo do que a maioria das pessoas imaginam.

A redação precisa ter uma estrutura de frase simples (sujeito, verbo e predicado) e conforme for avançando precisa responder a seis perguntas básicas referentes ao tema: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

Os passos acima fazem parte de uma fórmula mágica? Não, mas se houver um treinamento intenso é possível desenvolver uma excelente redação. A prática é tudo!

Fiz um resumo das onze dicas:

1-Considere antes o quê e para quem

É importante saber o que vai comunicar e para quem. Usar uma linguagem apropriada é fundamental.

2-Escreva para os olhos do leitor

Pratique o exercício do espelho. Desenvolva a capacidade de enxergar as coisas de outra perspectiva. Se coloque no lugar do outro.

3-Seja simples, objetivo e lógico

Tenha simplicidade e objetividade em seu texto. Siga uma ordem lógica como começo, meio e fim. O texto simples e objetivo pede que sujeito, verbo e predicado sejam usados na ordem direta.

4-Responda às seis perguntinhas do lide

Responda as seguintes perguntas sempre pensando no tema do texto: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

5-Construa sentenças de tamanho médio

Ter cautela com a pontuação é super importante. As sentenças não podem ser muito curtas e nem muito longas, na ordem direta.

6-Comece com os “finalmente”

Inicie o texto pelos finalmente e depois apresente o entretanto.

7-Inter-relacione os conteúdos

O desenvolvimento da boa escrita se apresenta com fatos e argumentos bem amarrados e com uma linguagem correta a cada situação.

8-Escreva na medida certa

Não economize nas palavras, mas lembre-se que elas devem ter algo a dizer. Enrolação no texto não dá! Principalmente se tiver os famosos vícios de linguagem.

9-Seja ético e respeite autoria

Deve-se ter atenção para o direito autoral. O respeito deve prevalecer com as ideias, conceitos e afirmações de outras pessoas, sejam elas vivas ou mortas.

10-Revise o texto

É importante ter em mãos no momento da escrita uma boa gramática e um bom dicionário. E não se esqueça de revisar o seu amado texto, porque mesmo tendo todo o cuidado do mundo erros podem passar despercebidos.

11-Leia muito e escreva bastante

Leia bons livros e pratique a redação sempre. É importante conhecer vários estilos diferentes, vale ler desde jornal impresso até uma apostila.

Na parte final do livro, o autor sugere alguns livros que podem ajudar a desenvolver o gosto pela escrita. Como não sou boba já vou correr atrás de alguns títulos, principalmente da coleção infanto-juvenil de Monteiro Lobato rs.

Foi ótimo ler esse livro, ele contém informações valiosas para os amantes da escrita. Vale a pena ler!

Espero que tenham gostado do post!

Bye!

 

 

 

5 comentários em “Onze dicas para escrever bem por Olavo Avalone Filho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s