Pare de trabalhar!

Gosto muito de ouvir podcasts , o que eu mais ouço é o Porcos Voam do comediante Patrick Maia. Ele ficou um bom tempo sem novos episódios, em compensação voltou com um tema bem interessante e que me colocou para pensar rs.

Neste episódio o Patrick Maia convidou o  também comediante Murilo Couto para ajudá-lo a formular comentários sobre o livro Sapiens- Uma Breve História da Humanidade de Yuval Noah Harari.

Achei os comentários dos dois super engraçados, mas ao mesmo tempo interessantes porque me fizeram refletir. Com bom humor eles dão o seguinte conselho para os ouvintes NÃO TRABALHEM, SEJAM CAÇADORES/COLETORES rs.

O ser humano dos tempos antigos (bota antigo nisso! rs) andava sem destino em busca de alimentos. Para sobreviver o instinto caçador/coletor se sobressaía.

Após um longo tempo ele descobriu que dava para adquirir os alimentos sem se locomover de um lugar para outro, ou seja, ele notou que uma coisa chamada plantação, podia mudar de vez a sua vida.

Já pensou viver como um caçador/coletor nos dias atuais? Com certeza seria algo bem difícil, já que estou acostumada com a minha vida atual.

Mas e as pessoas que moram nas ruas? Elas não são verdadeiros caçadores/coletores? O Murilo e o Patrick explicam melhor através desse episódio.

O tema me despertou tanta curiosidade que me fez querer ler o livro Sapiens-Uma Breve História da Humanidade. Tenho certeza que depois dessa leitura irei ter muitos outros questionamentos rs.

51fuvXO6wvL._SX346_BO1,204,203,200_.jpg

 

Sinopse

“Harari é brilhante […] Sapiens é realmente impressionante, de se ler num fôlego só. De fato, questiona nossas ideias preconcebidas a respeito do universo.” (The Guardian) “…uma explosão em forma de livro, tão agradável de ler quanto perturbador.” The Sunday Times “Ilumina as grandes questões da história e do mundo moderno.” Jared Diamond, autor de Armas, germes e aço “Este livro fascinante não pode ser resumido; você simplesmente terá de lê-lo.” Financial Times “Harari sabe escrever […] de verdade, com gosto, clareza, elegância e um olhar clínico para a metáfora.” The Times Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie – de primatas insignificantes a senhores do mundo. O que possibilitou ao Homo sapiens subjugar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Yuval Noah Harari aborda de forma brilhante estas e muitas outras questões da nossa evolução. Ele repassa a história da humanidade, relacionando com questões do presente. E consegue isso de maneira surpreendente. Doutor em história pela Universidade de Oxford e professor do departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém, seu livro não entrou por acaso nas listas dos mais vendidos de 40 países para os quais foi traduzido. Sapiens impressiona pela quantidade de informação, oferecida em linguagem acessível, atraente e espirituosa. Tanto que, na primeira semana de lançamento nos Estados Unidos, já figurava entre os mais vendidos na lista do The New York Times. Em Sapiens, Harari nos oferece não apenas conhecimento evolutivo, mas também sociológico, antropológico e até mesmo econômico. Ele se baseia nas mais recentes descobertas de diferentes campos como paleontologia, biologia e antropologia. E, especialmente para a edição brasileira, realizou algumas atualizações no final de 2014. Esta edição traz dezenas de imagens, mapas e tabelas que o deixam ainda mais dinâmico.

 

Vou deixar o episódio logo abaixo caso queira ouvir também.

4 comentários em “Pare de trabalhar!

  1. Refere-se ao período pré- histórico. Anda um pouco na moda essa tentativa de viver como um coletor. Há até dietas baseadas neste período, dieta paleo, se não estou em erro.
    Realmente, tinham uma alimentação mais rica do q a q temos hj.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu encurto a palavra para paleo. Rsrs
    A dieta paleolítica é um estilo de alimentação que se baseia na alimentação do homem de 15-10 mil anos atrás (período pré-agricultura).
    Acho q se identifica com o seu post, certo?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s