Ressaca Literária

Ressaca Literária

Há quase três semanas tenho apresentado alguns sintomas bem estranhos. Por exemplo, tenho vontade de ler um livro, começo a leitura e não dura muito tempo, aí desisto. Acho que até vocês já perceberam isso, tem um tempinho que não posto nenhum resumo ou resenha de livro aqui no blog.

Como isso nunca tinha acontecido comigo, fui buscar informações na internet e descobri que estou passando por uma Ressaca Literária. O que seria? Bem, quando você lê muitos livros em um curto espaço de tempo, pode acontecer um tipo de bloqueio, uma rejeição por outras leituras, até mesmo por aquele livro tão desejado.

Em outros casos a ressaca acontece após uma leitura incrível, tão incrível que fica difícil de se desapegar. Até mesmo depois de uma péssima leitura, o desânimo pode aparecer, aí fica realmente complicado engatar uma nova leitura, por mais boa que seja.

original (1)
Via We Heart It

No meu caso, a primeira situação se aplica melhor. Li muitos livros e o bloqueio foi inevitável. Mas o que fazer quando a ressaca bate? Olha eu também tive que pesquisar sobre isso, porque até então não sabia absolutamente nada. É vivendo e aprendendo rs.

Entre as várias dicas dadas em vários sites e blogs, está uma que gostei muito e acho que pode funcionar comigo: a releitura do livro preferido. É importante também não forçar a barra e optar por leituras mais leves, livros de conto são uma boa pedida.

Como a mente está pedindo uma certa pausa, é aconselhável dar essa pausa. É preciso relaxar e opções não faltam, a Netflix está aí para ajudar. É preciso sentir saudades da leitura. Só assim a ressaca vai embora. Vocês já passaram por uma ressaca literária?

Um grande abraço e até mais!

13 comentários em “Ressaca Literária

  1. Passei por isso esse ano. Fiquei 2 meses e meio dando uma pausa em todas as minhas leituras. No meu caso acho que foi um somatório de fatores o último livro era muito desanimador e estava lendo tudo muito rápido. O que faço é parar mesmo por um tempo, pois eu perco a vontade de ler mesmo

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário