Os Contos de Beedle, O Bardo

Olá pessoal!

No post de hoje vou falar sobre a minha última leitura, que por sinal foi maravilhosa. Estou falando de uma das obras mais apreciadas da autora J.K. Rowling, “Os Contos de Beedle, o Bardo”.

O livro é uma coletânea de histórias bastante conhecidas no mundo bruxo, principalmente pelos jovens. Não é à toa que grande parte dos alunos de Hogwarts tem conhecimento delas.

São cinco contos no total, são eles:

-O BRUXO E O CALDEIRÃO SALTITANTE

3d
Ilustração do livro

Mostra a história de um velho bruxo muito generoso. Ele procurava ajudar com muita boa vontade toda a vizinhança. Mas o seu filho detestava isso, achava uma verdadeira perda de tempo. Com a morte do velho bruxo, o filho despertou a consciência de uma forma não muito agradável, graças a um caldeirão saltitante.

-A FONTE DA SORTE

043ec0a7495fc9bea242e14185421f8c.jpg
Ilustração do livro

Neste conto conhecemos três bruxas cheias de problemas e preocupações, Asha, Altheda e Amata. Asha sofria de uma doença misteriosa, Atheda tinha sido vítima de um bruxo malvado e Amata foi abandonada por seu amado.

As bruxas chegaram juntas à fonte da sorte, uma delas acaba levando também um certo cavaleiro. Durante a jornada todos os problemas foram solucionados, as preocupações também desapareceram e o cavaleiro pediu o coração e a mão de uma das bruxas.

Esse conto foi alvo de muitas críticas no mundo bruxo, pois retrata a miscigenação de bruxos e trouxas. E como sabemos, muitos bruxos são contra.

-CORAÇÃO PELUDO DO MAGO

3j.jpg
Ilustração do livro

Mostra a história de um jovem mago que era muito bonito e talentoso. Ele se gabava da capacidade que tinha de não se render  às paixões e achava as atitudes de seus amigos ridículas. Não queria em hipótese nenhuma passar por isso.

Pensando assim, resolve recorrer às artes das trevas para conseguir se livrar de uma possível paixão.

O tempo passou e o jovem começou a ver a vida de seus amigos mudar, uns casando, outros tendo filhos e ele estava do mesmo jeito.

Depois da morte de seus pais, ele finalmente reinou sozinho em seu castelo. O jovem mago pensava que todas as pessoas tinham inveja dele, mas pelo jeito estava totalmente equivocado, as pessoas tinham na verdade pena.

Quando ele ouviu certos comentários em relação a sua vida, sentiu raiva e desgosto. Por isso resolveu ir em busca de uma pessoa para lhe fazer companhia. Ele encontrou uma bruxa talentosa e muito rica.

Infelizmente tanto o mago quanto a bruxa tiveram finais tristes e ao mesmo tempo horripilantes.

-BABBITTY, A COELHA, E SEU TOCO GARGALHANTE

f5993eaf50dac606a6b8f6b2203b37c4.jpg
Ilustração do livro

Em uma terra bem distante vivia um rei. Certo dia ele decidiu que somente ele deveria ter poderes mágicos.

Devido a essa ordem foi criada a “Brigada de Caçadores de Bruxos”, a mesma foi equipada com uma matilha de cães negros muito ferozes.

Intencionado em tirar vantagem da situação, um charlatão sem poderes mágicos se candidatou ao cargo de instrutor de magia, ele conseguiu enganar o rei com truques baratos.

Mas o charlatão não esperava que uma velha que vivia em um casebre nas proximidades do palácio iria de certa forma “atrapalhar os seus planos”.

No final todos receberam lições, inclusive o rei que nunca mais mandou perseguir os bruxos de seu reino.

Por meio desse conto, muitos bruxos descobriram que a magia não podia ressuscitar os mortos.

-O CONTO DOS TRÊS IRMÃOS

3p.jpg
Ilustração do livro

 

Com toda certeza este é o conto mais conhecido entre os fãs da saga Harry Potter rs.

Ele nos conta a história de três irmãos que viajavam por uma estrada deserta e tortuosa ao anoitecer.

Quando chegaram a um rio muito profundo, eles usaram a magia para aparecer uma ponte. Na metade do caminho foram surpreendidos pela morte, que estava muito zangada.

A morte muito esperta conseguiu enganar os irmãos e deu presentes a cada um deles.

Cada irmão seguiu o seu caminho. A morte conseguiu levar o irmão mais velho, foi roubado e teve sua garganta cortada por um ladrão.

O segundo irmão voltou para a sua casa onde vivia sozinho. Com a pedra que tinha o poder de ressuscitar os mortos, decidiu devolver a vida a uma moça com a qual iria se desposar. Mas ela estava muito triste porque sabia que ali não era o seu lugar. Enlouquecido o irmão se matou para enfim se unir a ela.

Já o terceiro irmão, a morte procurou durante muitos anos. Mas nunca conseguiu encontrá-lo. Depois que o irmão atingiu uma certa idade, ele despiu a sua capa da invisibilidade e deu de presente ao seu filho.

Dessa forma a morte o encontrou e como uma velha amiga o acompanhou e foram embora desta vida.

CONSIDERAÇÃO FINAL

Foi bem interessante ler cada conto do livro. São histórias que despertam a curiosidade do leitor. Os contos que mais gostei foram “O Bruxo e o Caldeirão Saltitante”, “A Fonte da Sorte” e claro o “Conto dos Três Irmãos”. Percebi também que cada um deles apresenta lições bacanas que servem até para o mundo trouxa haha.

Ao final de cada conto é possível ler também os comentários do Alvo Dumbledore, ele deixou as suas considerações em relação a cada uma das histórias. O que foi muito legal porque além de expor a sua opinião, ele fez questão de contar sobre o impacto dos contos no mundo bruxo.

Amei ler esse livro, recomendo de olhos fechados.

Sinopse

a3c1ab6961a25e6ece4ec63f85bc0cbb.jpg

 

Os contos de Beedle o bardo o novo livro da autora de Harry Potter J. K. Rowling. Citado em Harry Potter e as Relíquias da Morte o livro reúne cinco textos escritos e ilustrados por Rowling e terá lançamento simultâneo em todo o mundo. Com introdução notas e comentários de Alvo Dumbledore Os contos de Beedle o bardo revela um pouco mais da personalidade fascinante do professor além de trazer de volta nomes conhecidos dos fãs da série Harry Potter e histórias curiosas sobre o passado de Hogwarts.

 

Espero que tenham gostado do post, um abraço e até a próxima!

 

4 comentários em “Os Contos de Beedle, O Bardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s