Casais Inteligentes Enriquecem Juntos- autor Gustavo Cerbasi

Olá! Tudo bem com vocês?

Neste post irei falar sobre um livro que ganhei de presente há muito tempo e só agora resolvi ler. Trata-se da seguinte obra: “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos” do autor Gustavo Cerbasi.

Sinopse

Uma das maiores causas de brigas entre os casais são as dificuldades financeiras. Se falta dinheiro para pagar as contas, a culpa recai sobre o parceiro esbanjador, que não quer nem saber se tem saldo no banco na hora de fazer uma compra. Se sobra dinheiro no fim do mês, em vez de comemorar, o casal pode se desentender sobre como investir ou gastar aquela quantia.De acordo com o consultor Gustavo Cerbasi, a raiz do problema está na falta de conversa sobre dinheiro. Em geral, só se fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E por não discutir a questão a dois, a maioria acaba deixando de fazer um orçamento realista, de guardar dinheiro para atingir suas metas e de se planejar para manter um bom padrão de vida no futuro.Com sugestões válidas para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro,Casais inteligentes enriquecem juntos aponta diferentes estratégias para formar uma parceria inteligente na administração das finanças da família. Ele traz também testes que avaliam a capacidade do casal de construir riqueza.Entre os tópicos abordados estão:- Os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo – Crises financeiras do relacionamento – Vida a dois: até que ponto juntar tudo – Quando comprar a casa – Planos de previdência e seguros – A educação financeira dos filhos – Como lidar com a herançaEsta edição comemorativa de 10 anos inclui o “Guia para casais que estão se preparando para o casamento”, com orientações sobre as primeiras conversas a respeito de finanças, gastos com a cerimônia, compra da casa própria e o que deve ser priorizado nesse momento especial.

Casais_inteligentes_enriquecem_juntos.jpg

Pelo nome é notável que o assunto central é a vida financeira dos casais. Não sou casada, mas creio que irei aplicar boa parte das dicas mostradas no livro.

O Gustavo Cerbasi aborda de uma forma simples e até mesmo didática, assuntos que na maioria das vezes são considerados “chatos”.

Pode até parecer estranho o que vou falar agora, mas o “planejamento financeiro” não é um “bicho de sete cabeças” . Segundo o autor a aplicação dos pontos a seguir são essenciais:

  • Controle de Gastos
  • Estabelecimento de Metas
  • Disciplina em Investimentos
  • Ajustes referentes a Inflação e Mudanças na Renda
  • Administração do Que Se Conquistou.

Fiz questão de anotá-los em meu caderno porque além de achar muito interessantes, tenho plena consciência que preciso praticá-los. Se eu tivesse um bom controle de gastos desde o meu primeiro emprego e tivesse estabelecido algumas metas, com certeza teria mais experiências e conquistas.

Mas temos que viver para aprender. Só não podemos insistir nos erros.

O PLANEJAR é um ato de extrema importância em todos os sentidos. É preciso estabelecer metas, reconhecer os limites, saber o que pode fazer e como fazer. E na vida financeira não é diferente, não se chega a um destino sem saber como chegar.

A sensação de riqueza se mede pelo estado de espírito, e não pela conta bancária. É rico quem tem uma vida feliz, saúde para vivê-la e também uma renda garantida para manter essa felicidade conquistada ao longo da existência. E a felicidade se constrói com escolhas- inclusive do padrão de consumo que se deseja ter.

Se vocês são casados ou estão pensando na possibilidade de um casamento, essa dica de leitura é bem válida, já que o autor apresenta os principais problemas que os casais enfrentam, os erros que mais cometem. Além de tudo cita muitos exemplos verídicos, uns com sucesso, outros nem tanto. Mas o mais importante de tudo: propõe soluções eficazes!

Enfim, não importa se vocês são solteiros ou casados. O importante é o aprendizado.

Espero que tenham gostado, até a próxima!

 

4 comentários em “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos- autor Gustavo Cerbasi

  1. “A sensação de riqueza se mede pelo estado de espírito, e não pela conta bancária. É rico quem tem uma vida feliz, saúde para vivê-la e também uma renda garantida para manter essa felicidade conquistada ao longo da existência. E a felicidade se constrói com escolhas- inclusive do padrão de consumo que se deseja ter.”
    Disse tudo! Eu ando gastando demais esses tempos, mas antigamente era bem “mão de vaca” kkkkk

    Tem post novo no meu blog, da uma olhadinha :*

    Curtido por 1 pessoa

    1. “Mão de Vaca” foi ótimo! rsrsrs
      Temos que poupar, mas não podemos deixar de viver a vida! 🙂
      Tem que haver um certo equilíbrio, eu estou aprendendo isso aos poucos, antes eu era bem descontrolada com dinheiro. Mas agora estou mais cautelosa e não costumo gastar com coisas sem necessidade.
      Obrigada pelo comentário! 😉

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s