O Pequeno Príncipe

Sinopse

Um piloto forçado a aterrissar no deserto do Saara encontra um pequeno príncipe, recém-chegado de um planeta distante. As sábias, encantadoras e inesquecíveis histórias contadas pelo pequeno príncipe falam de seu próprio planeta, com seus três vulcões e uma flor presunçosa. Uma história maravilhosa e profunda, para todas as idades, e ilustrada pelo próprio autor. Nova tradução, pela professora de Literatura Francesa Isolina Bresolin Vianna. Ilustrado com as aquarelas do próprio Saint-Exupéry. Novo formato de bolso: texto integral ideal para trabalhos escolares. Uma história atemporal, que vem cativando leitores desde sua publicação – tanto adultos quanto crianças -, O pequeno príncipe é um dos maiores clássicos da literatura francesa. Sempre presente nas listas de best-sellers, já foi publicado em mais de 250 idiomas, e tornou-se o livro mais lido e mais traduzido na literatura internacional. Esta edição inclui dados sobre a vida e a obra de Saint-Exupéry, conta ainda com uma inovação editorial: é a única a trazer as ilustrações posicionadas fielmente à sequência da própria narrativa.

41HWMZP1bzL._SX377_BO1,204,203,200_.jpg

O narrador inicia a história apresentando as situações que ele passou no decorrer dos seis anos de idade. Ele não era compreendido pelos adultos . Assim que cresceu ele acabou se tornando piloto de avião. O narrador gostava muito de analisar o entendimento das pessoas, sempre que conhecia alguém ele mostrava seu primeiro desenho, no qual representou um elefante digerindo uma jiboia. As respostas das pessoas o impressionavam, mas não da forma esperada.

Um dia o seu avião sofreu uma pane no deserto do Saara, ele estava totalmente sozinho, não tinha mecânico nem passageiro. O piloto mesmo teve que realizar o conserto. A água que tinha só estaria disponível para oito dias. Depois de passar a primeira noite no deserto, um homenzinho o acordou e pediu para ele desenhar um carneiro. Nos outros dias o piloto tentava consertar o avião e ao mesmo tempo queria conhecer mais sobre a vida do homenzinho e também sobre o seu planeta de origem chamado asteroide  B612.

O pequeno príncipe (homenzinho) era muito curioso, apesar disso, não gostava muito de matar a curiosidade das outras pessoas, ele mal respondia as perguntas que lhe eram feitas. Mas por outro lado, fazia questão de insistir em suas perguntas, para assim obter as suas desejadas respostas. Ele contou ao piloto sobre os baóbas, como eles crescem, contou também sobre uma flor que ele cuidava e amava muito. O pequeno príncipe teve que abandoná-la para conhecer novos mundos.

Em sua viagem, o pequeno príncipe teve a oportunidade de conhecer e conversar com um rei, um vaidoso, um bêbado, um homem de negócios, um acendedor e um geógrafo. Quando visitou o deserto da terra, também conheceu uma serpente e uma raposa. Ele aprendeu muito com a raposa, ela o ensinou a importância da amizade, de cativar e ser cativado.

O livro é encantador. Há trechos que ensinam muito sobre a vida, a amizade e o amor. Além de criticar o pensamento e o comportamento humano. A leitura dele me proporcionou muitas reflexões e isso foi fantástico.

Separei três trechos lindos do livro:

“Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz.”

“As pessoas têm estrelas de maneiras diferentes. Para uns que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os cientistas, são problemas. Para o meu homem de negócios, elas eram de ouro. Mas todas as estrelas são silenciosas. Tu terás estrelas como nunca ninguém teve…”

“O trigo, que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo…”

 

Um grande abraço e até o próximo post!

 

Anúncios

4 comentários sobre “O Pequeno Príncipe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s